Ação visa estimular a produção cultural e o consumo de arte por jovens periféricos
No dia 22 de outubro de 2024, cerca de 600 alunos da Escola Estadual Pei Ruy de Melo, na Cidade Tiradentes, em São Paulo, participam de oficinas de fotografia artística. Realizada pela Oliveira Produções, a iniciativa é parte do projeto Exposição: Culinária Sustentável – Uma Abordagem Artística e visa estimular a produção de arte a partir do cotidiano, apresentando aos alunos técnicas básicas de observação, enquadramento e manejo de equipamentos fotográficos. A ação é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
De acordo com o responsável pela realização do projeto, Luiz Felipe Oliveira, a fotografia é uma técnica que, quando aliada à arte e à educação, é capaz de estimular a criatividade, a construção de narrativas por meio da imagem e até mesmo melhorar a percepção deles em relação à importância da arte no nosso cotidiano. “Os alunos terão diversos exercícios práticos que colocam a fotografia como um recurso importante não só do ponto vista de educativo, mas também como um meio importante de expressão artística”, afirma.
O workshop tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento fotográfico, promovendo a educação, a criatividade e o desenvolvimento pessoal dos participantes. Além disso, busca-se estimular o interesse pela arte e pela fotografia, despertando talentos e incentivando uma nova geração de fotógrafos criativos e engajados.
No programa estão previstas atividades presenciais e ministradas durante o período de aula para a apresentação de conceitos básicos de fotografia, técnicas mais comuns e o potencial da câmera como uma ferramenta de produção artística. Ao longo das ações, professores devem participar de uma palestra virtual com duração 1 hora e 30 minutos, com o título “A Arte E em Todo Lugar”. O evento, aberto ao público, contará com a presença de um fotógrafo convidado que compartilhará suas experiências.
Cerca de o público também poderão visitar a exposição Exposição: Culinária Sustentável – Uma Abordagem Artística, no Centro de Referência da População Negra, no centro de São Paulo, destacando a interseção entre fotografia, cultura e sustentabilidade, e apresenta a culinária sustentável através de uma perspectiva artística. distribuídos em quatro temas principais: “Da Terra à Mesa”, “Resíduos Zero”, “Cores da Sustentabilidade”, e “Culinária Consciente ao Redor do Mundo”. As imagens exploram o ciclo completo dos alimentos, a criatividade no uso de sobras, as cores vibrantes da culinária sustentável, e tradições globais.
Para promover a acessibilidade, o projeto acontecerá em ambientes adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, com rampas, piso tátil e corrimões. Também contará com monitores treinados para receber pessoas com dificuldades de aprendizado, interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras para pessoas com deficiência auditiva, além de transcrição em Braille dos textos da exposição e audiodescrição para deficientes visuais.
Cronograma
Workshop de Fotografia
Escola Estadual Pei Ruy de Melo | 22/10/2024
Av. dos Metalúrgicos, 150 – Cidade Tiradentes
Palestra Virtual para professores
Escola Estadual Pei Ruy de Melo | 22/10/2024
Av. dos Metalúrgicos, 150 – Cidade Tiradentes
Exposição
Centro de Referência da população Negra
Endereço: Rua Francisca Miquelina, 140 – Centro – São Paulo, SP
Das 9h às 17h.
Angelo Miguel | Bacuri Comunicação 1198437-9422 [email protected] www.bacuricomunica.com