Foto: Divulgação
Projeto “Futuro do Amanhã” promove ação de plantio e preservação ambiental em Ouro Preto do Oeste
No dia 10 de junho, a comunidade de Ouro Preto do Oeste (RO) recebeu gratuitamente centenas de mudas de árvores frutíferas. A atividade, que ocorreu na Escola CTPM XII, fez parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente e teve como objetivo sensibilizar os moradores sobre a relevância da arborização urbana e a segurança alimentar.
A coordenação da iniciativa ficou por conta do professor Fábio Adriano de Almeida Araújo, que é o criador do projeto Viveiro Frutífero “Futuro do Amanhã”. Essa proposta conta com a colaboração da família do professor e de voluntários, abrangendo desde o processo de semeadura até o cultivo final, com foco em educação ambiental e formação cidadã.
A ação contou com a parceria de várias instituições, como o Instituto Parceiros do Meio Ambiente, a Escola CTPM XII e empresas da região, incluindo Dydyo Rondônia, DB Nutrição e Viveiro Brasil. Essa colaboração destacou a importância da sinergia entre o setor privado e a sociedade civil para a realização de projetos ecológicos.
Durante a entrega das mudas, o professor Fábio Araújo enfatizou que doar plantas vai além de simplesmente plantar. Ele ressaltou que cada muda simboliza um compromisso com o futuro da região, promovendo responsabilidade ambiental e esperança para as gerações futuras. O professor também lembrou que pequenas ações locais podem provocar grandes mudanças na comunidade.
Os participantes não apenas receberam as mudas, mas também foram instruídos sobre as melhores práticas para plantio e cuidados necessários para assegurar o bom desenvolvimento das espécies. Essa capacitação prática teve como intuito aumentar as chances de sobrevivência das árvores e motivar os moradores a se engajarem na preservação ambiental ao longo do tempo.
O projeto “Futuro do Amanhã” tem planos para realizar novas edições dessa iniciativa nos meses seguintes. A meta é fomentar uma cultura de sustentabilidade em Ouro Preto do Oeste, promovendo benefícios tanto na área urbana quanto rural através do aumento da cobertura vegetal, impactando diretamente na qualidade de vida dos habitantes locais.
Para ficar por dentro das próximas atividades do Viveiro Frutífero, os interessados podem acompanhar o perfil oficial do projeto no Instagram, @viveiro.opo.
Fonte: Pablo Carvalho
A ação ambiental que distribuiu mudas frutíferas visa promover a sustentabilidade em Ouro Preto do Oeste.


