Foto: Divulgação
Projeto “Futuro do Amanhã” mobiliza comunidade escolar e parceiros locais no Mês do Meio Ambiente, promovendo o plantio e a conservação urbana.
No dia 10 de junho, a cidade de Ouro Preto do Oeste (RO) recebeu centenas de mudas frutíferas que foram distribuídas gratuitamente à população. Essa ação, que ocorreu na Escola CTPM XII, fez parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente e teve como foco sensibilizar os cidadãos sobre a relevância da arborização nas áreas urbanas e a segurança alimentar.
O evento foi liderado pelo professor Fábio Adriano de Almeida Araújo, que é o criador do projeto Viveiro Frutífero “Futuro do Amanhã”. A iniciativa conta com o envolvimento da família do professor e de voluntários, abrangendo desde o processo de semeadura até o cultivo das plantas, além de enfatizar a educação ambiental e a formação cidadã.
A realização da atividade contou com a colaboração de organizações como o Instituto Parceiros do Meio Ambiente, a Escola CTPM XII e diversas empresas locais, entre elas Dydyo Rondônia, DB Nutrição e Viveiro Brasil. Essa parceria reforçou a importância da colaboração entre o setor privado e a sociedade civil para o sucesso de projetos ecológicos.
Durante a entrega das mudas, Fábio Araújo enfatizou que a ação vai além do simples ato de plantar. Para ele, cada muda representa um compromisso com o futuro da região, cultivando uma consciência ambiental e esperança nas novas gerações. Ele ressaltou ainda que pequenas iniciativas podem gerar grandes transformações na realidade da comunidade.
Os participantes não apenas receberam as mudas, mas também foram instruídos sobre as melhores práticas para o plantio e os cuidados necessários para garantir um crescimento saudável das árvores. O treinamento prático tinha como objetivo aumentar as chances de sobrevivência das espécies e incentivar os moradores na preservação ambiental ao longo prazo.
O projeto “Futuro do Amanhã” planeja novas edições dessa iniciativa nos meses seguintes. A meta é expandir a cultura da sustentabilidade em Ouro Preto do Oeste, promovendo benefícios tanto para as áreas urbanas quanto rurais através da ampliação da cobertura vegetal, impactando diretamente na qualidade de vida dos habitantes locais.
Para ficar por dentro das próximas atividades e cronograma do Viveiro Frutífero, os interessados podem seguir o perfil oficial do projeto no Instagram: @viveiro.opo.
Fonte: Pablo Carvalho
A ação ambiental distribui mudas frutíferas e promove sustentabilidade em Ouro Preto do Oeste.


